Produtividade num ambiente organizacional

Todas as empresas de sucesso entendem a importância da produtividade num ambiente organizacional. Na verdade, esta variável é fundamental para executarmos as nossas atividades com excelência e melhorar o desempenho, além de ser uma qualidade bastante valorizada por gestores e líderes. No entanto, não é uma tarefa simples e precisa de ser desenvolvida continuamente para evitar acabar por cair na “zona de conforto”.

Apesar do nome, produtividade não se refere apenas ao potencial de uma empresa produzir mais para oferecer uma quantidade maior de produtos ao seu público. Significa também descobrir e avaliar um meio de ser mais eficiente e de elevar a qualidade dos seus produtos e serviços. A produtividade pode ser melhorada através da formação, da criatividade, e da melhoria contínua. “É o máximo da produção que a qualidade permite.”

O ser humano tem uma maneira única de lidar com situações distintas. Portanto, é imprescindível que os gestores das empresas percebam os mecanismos e os hábitos de trabalho de cada colaborador.

A qualidade de ser produtivo é ter sob controlo a gestão do tempo, para otimizar a realização das tarefas da rotina de trabalho. Para ser considerado produtivo, é preciso ter o conhecimento de certas metodologias, como indicadores de desempenho, e saber uni-las com a ajuda de ferramentas que automatizam os processos.

Mas atenção, nunca confunda alta produção com alta produtividade. A diferença entre ser produtivo e produzir tem a ver com a prioridade das tarefas, que devem ser executadas por ordem de urgência, respeitando os prazos e evitando realizar as tarefas por ordem de complexidade. É saber ter um bom planeamento antes de começar a realizar de fato as atividades.

Como melhorar o desempenho da empresa

1. Valorize os seus colaboradores e aposte na cultura do feedback

A valorização dos funcionários é uma estratégia importante para ter desempenhos de excelência. Quando são reconhecidas pelo seu trabalho e pelos seus resultados, as pessoas tendem a sentirem-se estimuladas, aumentando o empenho e atingindo as suas metas mais rapidamente.

Os feedbacks ajudam os colaboradores a melhorar comportamentos e a desenvolver bons resultados. As pessoas precisam de se sentir valorizadas. E isso refletir positivamente na sua produtividade. O feedback pode ser coletivo ou individual e deve ser frequente. Reconheça os feitos, as aprendizagens, as atitudes e as conquistas de todos. Elogie os trabalhos que foram bem realizados, faça críticas construtivas, incentive os colaboradores e diga que confia no seu potencial.

Outro ponto importante relacionado com o feedback é que o gestor também deve estar aberto a receber feedbacks da sua equipa. Esta prática demonstra que a opinião deles também é importante e que as críticas são vistas pela empresa como uma forma de construir e melhorar o relacionamento entre todos, independente do nível hierárquico ocupado.

2. Invista e estimule a comunicação

Muitos gestores não têm noção do impacto que a comunicação gera dentro de uma empresa. Esta é sem dúvida uma das questões mais importantes no planeamento e na melhoria do desempenho das
equipas. Ter uma comunicação aberta e transparência no processo de tomada de decisão, ajuda a transmitir valores organizacionais, metas e filosofias da empresa. Na verdade, não tem como melhorar o desempenho da empresa sem que os colaboradores estejam bem informados.

É importante que os colaboradores sintam que têm uma voz e que a sua opinião importa para o gestores. Por isso, a empresa deve investir em bons canais de comunicação, incentivando todos a manter um diálogo eficiente e criando mecanismos para evitar inconsistências de informações entre os colaboradores.

3. Defina um propósito

Quando os colaboradores não são capazes de compreender a importância da sua função dentro do processo da empresa, sentem que não faz sentindo investir e dedicar tempo e esforço ao seu cargo. Se quer melhorar os resultados da empresa, aumente a produtividade da equipa e ajude os colaboradores a gerarem propósito nas suas atividades.

Deixe claro como o trabalho individual de cada um é importante para o alcance das metas organizacionais e como a sua contribuição terá impacto positivo no progresso da empresa. Portanto, é essencial que os gestores invistam em comunicação e apresentem os planos da empresa, mostrando de que forma a função do colaborador contribuirá para o alcance dos resultados desejados.

4. Estabeleça metas e objetivos claro

Quando os colaboradores não têm conhecimento claro das metas e objetivos da empresa, seguem direções distintas. E quando cada funcionário escolhe um caminho diferente, dificilmente a empresa sai do lugar e cresce de forma orgânica. Consequentemente, os resultados ficam abaixo do expectável. Quando todos caminham para o mesmo lado, motivados a bater metas específicas, o trabalho em equipa melhora, aumentando a produtividade.

É importante incentivar a equipa a encarar as dificuldades que surgem no caminho e a superar todos os desafios. Para que isso ocorra da melhor maneira possível invista num bom planeamento. Avalie as possibilidades de execução, calcule as ações que devem ser tomadas e defina quais são os recursos disponíveis para possibilitar o planeamento. Por isso, o gestor tem a missão de definir metas e objectivos específicos, claros, viáveis atingíveis, e mensuráveis.

5. Estimule o espírito de equipa

Estimular a interação e a sinergia entre os colaboradores melhora o ambiente de trabalho. Os indivíduos que se identificam com o grupo de trabalho tendem a ter uma visão coletiva e começam a entender que o sucesso entre elas está ligado, assim, como o sucesso da equipa.

Este sentimento de pertença gera empatia, melhora o relacionamento interpessoal, aumenta o senso de responsabilidade e proporciona uma postura colaborativa. Os colaboradores precisam de compreender que ações praticadas em grupo podem gerar resultados mais satisfatórios que atitudes individuais.

Com isto, a empresa ao estimular o espírito de equipa nos colaboradores conquista maiores elos de lealdade e uma maior colaboração, produzindo melhores resultados para a empresa.

Quando os colaboradores não estão em sintonia, a qualidade das atividades desce e isso afeta negativamente o desempenho da equipa e, até mesmo, os resultados da empresa.

Para evitar que isso aconteça é importante estimular parcerias por meio de dinâmicas em grupo, que melhoram o crescimento e a troca de experiências e conhecimentos. Dessa forma será possível atingir melhores resultados.